segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto “Revitalizar a Trilha do Morro do Diabo”




A trilha do Morro do Diabo

A trilha do Morro do Diabo é o principal atrativo ecoturístico do Parque Estadual do Morro do Diabo. Frente a esta demanda a trilha vem sofrendo as conseqüências da visitação.
O ambiente natural no qual está inserida esta trilha caracteriza-se por ser um morro testemunho, onde a altitude varia desde os 350 m até os 599,5 m acima do nível do mar, sendo o topo do morro o ponto mais alto da região.
Em função da sua importância para o Parque e para o Estado, em 2008 a trilha do morro passou a integrar o projeto estadual ‘Trilhas de São Paulo’, cujo ideal é mostrar aos visitantes algumas das paisagens que os colonizadores europeus se depararam quando aqui aportaram há mais de 5 séculos. Percorrendo-as os turistas tem contato com amostras significativas da paisagem natural e a biodiversidade de diferentes ambientes que caracterizam a mata atlântica no Estado.
Manutenção da Trilha
Após 23 anos aberta a visitação a trilha do Morro tem sofrido alguns impactos naturais devido sua grande utilização, que durante esse período recebeu aproximadamente mais de 200.000 mil visitantes. E através de tratativas entre o Ministério Público Estadual de Presidente Prudente e a empresa ETH Bioenergia, unidade Destilaria Alcídia, resultaram em um acordo com fulcro no Parque Estadual do Morro do Diabo, cujos investimentos permitirão revitalizar a trilha do Morro do Diabo
Em Maio deste ano iniciou-se a revitalização da trilha, cujo processo pode ser visualizado nas imagens abaixo:

Construção de degraus e limpeza da trilha.
Compactação, nivelamento e utilização do solo para esconder as raízes expostas das árvores.
Barreiras para contenção da água da chuva e construção de degraus.

A conclusão da revitalização está prevista para o início de 2012.A revitalização da trilha do morro do diabo proporcionará ao visitante maior segurança e acessibilidade, além várias informações e uma bela paisagem.


Acompanhe o andamento aqui no blog do PEMD e fique por dentro das novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário